5 de setembro de 2017

Arapiraca na rota do turismo de experiência: confira nosso tour pela segunda maior cidade de Alagoas!

caraa%c2%a7ua%c2%adpe-web-14

As histórias, culturas e sabores de Alagoas não param de nos surpreender: cada cantinho é uma diversidade só. E o mais interessante é que, em nossa terra, os turistas (e alagoanos!) podem traçar um tour super interessante além-mar (como fizemos aqui e aqui!).

Mais uma vez, a convite da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo – Sedetur, desbravamos um roteiro de experiência que nos deixou boquiabertos e que nos rendeu um dia riquíssimo, cheio de orgulho e pertencimento, a começar pela visita à Cachaçaria Caraçuípe, em Campo Alegre.

Chegamos e fomos surpreendidos com um cheirinho delícia, daqueles que remetem às mais incríveis memórias. A partir daí, foi fácil a imersão no universo dessa premiada cachaça, que se tornou referência nacional ao aliar técnicas artesanais e produção industrial diferenciada, com alambiques de cobre e fermentação natural.

Produzida em Campo Alegre, a bebida está no mercado desde 2013 e, de lá para cá, já ganhou medalha de prata no “Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil – Concurso Nacional de Vinhos e Destilados”. É cachaça made in Alagoas e da melhor qualidade, sim! Forte atrativo cultural, o passeio no engenho é roteiro cool e inovador, finalizando com a degustação das cachaças e bons clicks!

De lá, seguimos para Arapiraca, onde conhecemos o agricultor Carlos Coelho (aka Zé Coelho), responsável por um apaixonante plantio que é cultivado sob a técnica de hidroponia, com utilização de garrafas pets e cascas de arroz. Uma verdadeira lição de empreendedorismo e de como o amor pelo o que fazemos transforma nossa realidade. A propósito, trouxemos até um pouco desse amor pro nosso novo escritório: um cacto, presente do próprio Zé Coelho!

Em Arapiraca, também tivemos a oportunidade de degustar deliciosos sorvetes artesanais produzidos pela Gelatto, com uma pegada mais saudável, mais gostosa, com menos açúcar e feito com leite fresco. Gente, sério: é bom demais! E o mix de sabores, super inusitados, garantem a visita.

Ainda nas dependências da segunda maior cidade de Alagoas, visitamos o Planetário e Casa da Ciência, localizado no Lago da Perucaba (que vista, hein?). Referência nacional, o local oferece uma experiência em astronomia com sala de observação, auditório e mirante. O planetário é o maior do gênero no País e foi construído seguindo o modelo norte-americano, com sistema digital que permite a visualização de mais de 100 mil estrelas. Desde que foi inaugurado em 2012, a cúpula tem sido espaço para a observação de eclipses, chuva de meteoros e incríveis fenômenos celestes. Demais!

Finalizando nosso tour, outro point interessante nos aguardava: a Casa de Cultura de Arapiraca. Local para estudos e leitura localizado no Centro da cidade, a casa engloba, além de uma biblioteca, um auditório para eventos. A forma acessível do empreendimento conta com uma sala específica para a execução de audiobooks e a leitura de livros em braile.

Que dia! Uma coisa é fato: quanto mais nos aproximamos das histórias da nossa terra, mais temos vontade de gritar pro mundo sobre esse celeiro cultural, absurdamente rico em experiências  e conhecimento. Valeu, Sedetur!

Siga a nossa rota:

Cachaçaria Caraçuípe > Sítio Escorrega – Rodovia BR 101, km 159 – Luziápolis, Campo Alegre – AL /(82) 3275-9294

Gelatto > R. Santos Dumont, 429-523 – Baixão, Arapiraca

Planetário e Casa da Ciência > Lago Perucaba – Zélia Barbosa Rocha, Arapiraca – AL / (82) 3530-7467

Casa da Cultura de Arapiraca > Rua Espiridião Rodrigues, 275, Centro/ ( 82 ) 3521-2353 /98112-5515

Fotos: Thomaz Japiassú