10 de novembro de 2017

Jonatas Moreira e Sandy Farias são jurados fixos do reality gastronômico Mestre Confeiteiro, que estreia dia 18!

Jonatas Moreira e Sandy Farias

Jonatas Moreira e Sandy Farias

Você provavelmente conhece alguém que faz um bolo caseiro como ninguém ou que nunca errou a mão ao preparar um doce. Pois no dia 18 deste mês, a TV Pajuçara vai apresentar ao público dez pessoas assim: apaixonadas pelo ato de cozinhar. Na primeira edição do reality show Mestre Confeiteiro, participantes amadores serão testados e avaliados por nomes de peso da gastronomia em Alagoas – e a gente acompanhou um dia de gravações com os dois jurados fixos do programa: Jonatas Moreira, responsável chef pâtissier do Castro, e Sandy Farias, chef pâtissier da Le Brulé.

Com apresentação de Beto Café, o programa terá dez episódios e promete uma diversão açucarada. Literalmente. “O que posso adiantar é que o formato do programa está bem dinâmico e que as provas viajam pelos diversos temas da confeitaria. São testes que vão demandar dos participantes muita concentração e controle emocional, tudo o que é exigido no dia a dia de uma cozinha profissional”, revela Sandy.

Apesar do reality dar espaço aos amadores do segmento, a chef não pretender ser tão “boazinha” na hora de julgar os prato. “Eu sou extremamente exigente na rotina da minha cozinha, afinal, a Le Brulé tem na sua essência uma busca pelo padrão de cada doce ou bolo que oferece ao seu cliente. Serei exigente sim, mas não apenas com o resultado de cada prova”, explica.

Entre os critérios de avaliação da chef estão o uso correto dos ingredientes, o bom senso na combinação de sabores, a organização das bancadas de trabalho e até higiene e o relacionamento ético com os outros competidores. “Vou observar se realmente há carinho, precisão e perfeccionismo no que eles se propõem a fazer”.

O chef pâtissier do Castro, Jonatas Moreira, admite que houveram surpresas durante os nove episódios já gravados do reality. “Não podemos ser tão rígidos porque estamos falando de um programa que reúne pessoas que não são profissionais da alta confeitaria. Mas, mesmo assim, considerando o tempo e a pressão que eles enfrentaram, obtivemos resultados bem bacanas”, explica. A final acontecerá ao vivo no Maceió Shopping, no dia 20 de janeiro.

O Mestre Confeiteiro, segundo Moreira, é a chance de catapultar carreiras. “O programa será um trampolim para muitos, uma experiência que todos vão levar para a vida”. Participam desta edição Liliane Roberta, Carlos Felipe, Joaseane Marinho, Lucas Vinicius, João Igor Macena, Shirley Maria, Victor Leite, Williane Pimentel, Vanusa Rosario e Marcelo Leonardo.

“O público vai se divertir bastante assistindo às gravações. Foi tudo muito engraçado e exaustivo ao mesmo tempo, o resultado ficou muito bom”, instiga o chef Jonatas. Para Sandy, o programa deve fazer com que o público se envolva com a história de cada participante. “É um presente para quem ama confeitaria e uma grande oportunidade. Já é hora de pensar na próxima turma porque não tenho dúvidas de que será um grande sucesso”.

Mal podemos esperar! Enquanto isso, que tal um tour pelos bastidores das gravações?

Fotos: Thomaz Japiassú