22 de janeiro de 2018

Dicas imperdíveis para manter o bronze no verão? Nós temos! Vem ver!

sexy_alessandra_ambrosio_kissing-coda-craven-1280x720

Se todo mundo corre contra o tempo pra manter aquele corpinho-desejo no verão, o make também não pode ficar de fora. Por isso mesmo, a gente se adiantou pra dar um help ao seu carná, alinhando maquiagem e bronzeado, um combo tão desejado na estação, com dicas infalíveis do make-up artist Lu Ramos e da médica Sheila Cavalcante. Vamos lá?

  • Maquiagem com bronzeamento

“A primeira coisa que uma mulher pode fazer para garantir a cor do verão é usar um blush mais bronzeadinho. O ideal é passa-lo nas maçãs do rosto, suavemente. Pode ser num efeito mais nacarado ou mate, mas sempre muito suave. O que eu acho legal também é usar uma sombra um pouco mais para o ocre, uma cor laranja bem sutil na raiz dos cílios para dar uma bronzeada também na pálpebra”, entrega Lu Ramos.

Mesmo com uma série de dicas pra cuidar do corpo, o maquiador aproveita pra indicar um produtinho que vive em alta entre as it girls e influencers: o autobronzeador. “Os autobronzeadores são uma boa! Acho interessante fazer uma esfoliação na pele e no corpo e depois vir com a aplicação do auto”.

Pra quem ainda não sabe, existe um tipo de autobronzeador específico pra maquiagem, que facilita no “make-up yourself” antes de sair de casa. “Ele vem em versão spray e mousse. É sempre bom fazer um dia antes de sair porque ativa a melanina. Se for usar o de make, é importante saber que ele sai mais rápido, mas tem uma boa fixação. Durante o processo, tem que esfoliar em movimentos únicos, sem pressa pra sentir o tom que quer chegar e não ficar manchado por ser direcionado ao rosto”, reforça.

  • Dica especial para o bronze corporal no verão

Alguns dias antes da praia

Invista na esfoliação para remover as células mortas e em seguida abuse da hidratação, pois ajuda a segurar o bronzeado. “Uma pele bem hidratada sofre menos com a agressão do sol”, explica a médica Sheila Cavalcante. Se estiver muito branquinha, vale optar pelo autobronzeador. As versões em creme são mais fáceis de espalhar por igual, enquanto que os sprays exigem cuidado extra para não deixar nenhuma área descoberta. “Eles formam uma espécie de barreira protetora, aumentando a reflexão dos raios solares e amenizando um pouco os danos”, afirma. Aposte nos alimentos ricos em betacaroteno, como a cenoura, mamão, abóbora, brócolis, couve. Verduras, frutas e legumes de cores fortes, laranjas e verdes, são ricas nessa substância amarelada que é transformada em vitamina A e se deposita sobre a pele, turbinando o super bronzeado. Coma pelo menos uma porção por dia.

Durante a praia

A melhor forma de garantir uma cor de verão bonita é a proteção! Proteger corretamente dos raios solares. “Se a pele fica vermelha e descama, significa que faltou proteção e abusou do sol, o que está longe de ser um bronzeado saudável”, diz Dra. Sheila Cavalcante. Cada pele reage de uma forma ao sol e, por isso, necessita de fatores de proteção diferentes. “Pessoas morenas, por exemplo, podem garantir a proteção e o bronze com um filtro com FPS 30, que é o mínimo recomendado, enquanto as clarinhas chegam a precisar de fator 50”. De modo geral, nada melhor do que seguir as recomendações básicas: evite os horários em que o sol está mais forte, entre 10 e 16 horas; reaplique o protetor a cada duas horas ou sempre que entrar no mar, piscina ou suar muito. A pele do rosto é mais sensível e por isso a atenção deve ser redobrada. Use chapéu sempre e o filtro solar deve ser mais alto que o do corpo.

Existem no mercado opções que já vêm com ativos capazes de estimular a pigmentação da pele, como buriti, urucum e vitamina A. Mas lembre-se de que o organismo leva até três dias para começar a produzir melanina. Assim, nem adianta querer um bronzeado a jato.

Depois da praia 

É hora de garantir que o bronze dure mais. Hidratantes que prometem prolongar a cor ou loções pós-sol são bons aliados. Escolha as fórmulas que contêm ativos como pantenol, camomila e aloe vera – servem para acalmar e revitalizar a pele. “Abuse também de produtos com ureia, glicerina ou manteigas para impedir o ressecamento, em especial nas áreas que às vezes queimam demais, caso dos pés”, complementa. O autobronzeador, de novo, é um bom parceiro: use dia sim, dia não para manter o efeito de pele dourada.