2 de março de 2018

BÊ-Á-BÁ: tudo que você precisa saber para consumir vinhos no calor!

Bonvin - Editado-6

O consumo diário de vinho representa algumas benefícios para a saúde. É difícil até de acreditar, mas a ciência comprova. Com tantos motivos para introduzi-lo em nosso dia a dia, surgem algumas dúvidas: como consumir a bebida no calor? Combina? Tem um jeito certo?

Pra gente, não há época certa para saborear uma boa taça. Pensando nisso, fomos atrás do it casal Roberta Queiroz e Nico Ferrandiz, nomes por trás do Bon Vin, que nos entregaram tips super insider! Confira!

  • TINTO NO FRIO, BRANCO NO CALOR?

De acordo com o casal “Bon Vin”, vinho é prazer – seja para acompanhar as refeições, um encontro com os amigos ou uma boa leitura! Mas com certeza no frio a procura pelo vinho tinto é maior, porque ele esquenta o corpo. No calor, as pessoas tendem a querer se refrescar; assim os vinhos brancos e rosés, que são tomados gelados, são os mais procurados.

  • VINHO FRUTADO PARA DAR O START!

Para aprender a tomar vinho é preciso um primeiro contato, e como cada pessoa tem uma personalidade e um gosto único é interessante conversar e tentar entender o que lhe traz prazer. Normalmente, para inserir o sabor do vinho as pessoas começam degustando uvas mais leves e frutadas como o Pinot Noir e o Carménère, e depois vão provando novos sabores mais encorpados como Malbec, Cabernet Sauvignon, Bonarda

  • VINHO: QUANTO MAIS ANTIGO MAIS SABOROSO. É VERDADE?

Sim e Não. Depende muito de como o vinho foi produzido e engarrafado. Um vinho de guarda é envelhecido em barril de carvalho e geralmente tem a nomenclatura “Reserva” ou “Grand Reserva” ou “Grand Cru”. Esses, quanto mais envelhecidos melhor, pois os aromas vão apurando e ficando cada vez mais redondos e harmoniosos. Já os vinhos jovens, geralmente passados em barril de inox, são vinhos que devem ser tomados em até 4 anos.

  • COMO CONSERVAR MEU VINHO?

Esse armazenamento tem limite e precisa de uma série de cuidados como, por exemplo, manter o vinho em uma temperatura estável e amena, sem interferência de luz.

  • EM QUE TEMPERATURA O VINHO DEVE SER SERVIDO?

Vinhos tintos entre 14 e 18 graus, segundo o teor alcoólico e os taninos. Vinhos brancos entre 9 e 14 graus, segundo a uva e a região de produção. Vinhos rosés e espumantes entre 7 e 9 graus.

  • QUAL A QUANTIDADE EXATA DE VINHO NA TAÇA? ENCHÊ-LA ATÉ A BORDA É ERRADO?

O ideal é de servir o vinho a 1/3 da taça – e nunca ultrapassar a metade da taça. A medida exata seria servir 12,5 cl para fazer exatamente 6 taças com uma garrafa.

O bê-á-bá a gente te deu. Agora corre aproveitar que o match Verão e vinho pode ser a sua história de amor da estação!