5 de abril de 2018

Alagoano Lucas Barros inaugura loja física em São Paulo! Confira nosso bate-papo sobre a carreira do estilista e seus próximos passos!

122copia1000x1473

Moda tem a ver com sentimentos e a gente garante que encontra o melhor deles quando vê as criações do alagoano Lucas Barros – seja na passarela da Veste Rio by Vogue e Caderno Ela, seja nas araras de sua primeira loja em São Paulo. Sim, nosso designer e estilista conterrâneo inaugurou recentemente um espaço só seu no centro da cidade que se tornou seu escritório profissional.

Com uma pegada industrial, a construção datada da década de 1960 exala arte. A escolha do lugar para abrigar sua loja tem um porque afetivo, bem como suas peças de roupa: um mix de lembranças boas do Nordeste com referências atuais e super cool. Ele mesmo explica. “Conheci o prédio há um tempo atrás quando o projeto O Farol tomou conta do edifício, ocupando todos os andares. Fiquei apaixonado pelo local, até que no final do ano passado tomei conhecimento que o primeiro andar estava desocupado. Foi quando entrei em contato e aluguei o espaço onde hoje funciona a loja.”

Por lá, além de uma galeria de arte com curadoria assinada pelo próprio artista, um espaço chamado “401” chama a atenção. É que Lucas destinou um cantinho especial para suas colaborações e parcerias com outras marcas, designers e artistas. A 401 é sua segunda etiqueta.

“Hoje, na minha loja, pode-se encontrar desde peças dos meus últimos desfiles até minha atual coleção, como também os jeans em parceria com a Amapô, uma t-shirt feita com a Luisa Farani (companheira do Veste Rio) e a alfaiataria precisa da Lina”. Ainda, blazers, camisas e casacos, jóias em prata em parceria com a Haratani e os acessórios do Túlio, a Tétano.

cats

Amamos tudo sobre isso, mas não podemos negar: as saias e vestidos midis resinados e estampados manualmente são a melhor definição de peças-chave by Lucas Barros. “Nossas capas em Tyvek têm feito bastante sucesso também, e, hoje, é um item muito procurado”, entrega.

Em São Paulo há quatro anos, Barros coleciona conquistas grandiosas. Morremos de orgulho! Segundo ele, a mudança para lá é sinônimo de crescimento e aprendizado. “São Paulo tem sido uma grande escola desde que cheguei em 2012, quando vim desfilar na Casa de Criadores. De lá para cá, tanta coisa mudou! Sem dúvida, a maior conquista foram as amizades, as pessoas que abraçaram a mim e a meu trabalho e, hoje, fazem parte da minha equipe.”

O convite da Vogue para fazer parte do time do Veste Rio, em outubro de 2016, foi um dos maiores passos que ele deu. “Tudo isso tem me ensinado bastante a repensar minha marca no mercado e seu posicionamento atual”, diz. E ele está no caminho certo. Alguém duvida?

No ping-pong abaixo, Lucas nos entrega detalhes sobre sua nova fase, os próximos trabalhos e uma saudade não-contida por Maceió. Se joga!

lucasss

  • Seu estilo de fazer moda mudou com tantas novas fases? Como defini-lo hoje?

Acredito que tenho evoluído bastante, desde o meu processo de criação ate o produto final. Amadureci e minha roupa também, hoje mais próxima do cliente que se identifica com uma moda mais contemporânea e cool, que tanto busco.

  • Quem e o quê te influencia hoje?

A cidade de São Paulo tem me influenciado bastante. A cena artística, meus amigos e pessoas que trabalham diretamente comigo têm ajudado a construir melhor o meu processo criativo. Penso que é  impossível respirar esse movimento constante da cidade, que está viva e rápida 24h por dia, e não sofrer de alguma forma. Porém, a natureza que trago na memória da minha vida no Nordeste (que morro de saudade, aliás) sempre será meu principal ponto de partida, mesmo misturando-a com todas as referências atuais que pesquiso.

  • O que você está preparando para a parceria com a Egrey, de Eduardo Toldi?

Eu e Edu nos conhecemos no final do ano passado, quando estávamos na correria para apresentação da coleção de inverno de ambas as marcas. Pensamos em algo da minha marca na loja da Egrey e estamos estudando a melhor forma para concretizar as ideias, agora.

lucasss2

  • A loja vai ganhar endereço virtual?

Algumas peças da atual coleção já se encontram disponíveis em pre-order no e-commerce (www.lucas-barros.com).  A ideia é, nas próximas semanas, alimenta-lo com as peças das parcerias também.

  • E Maceió? Veremos algum ponto físico seu por aqui?

Estou há um tempo sem aparecer aí, porque precisei muito focar no Veste Rio e na abertura da loja. Sinto saudade. Estou vendo esse retorno o mais breve possível, sim.